Motorola instala laboratório de desenvolvimento de aplicativos na Paraíba

Um laboratório da Motorola Solutions do Brasil está sendo instalado na Paraíba, com o objetivo de desenvolver aplicativos e ferramentas de softwares que possam auxiliar na radiocomunicação digital do Sistema de Segurança Pública do estado.

A iniciativa envolve a Secretaria de Segurança e da Defesa Social, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Codata, foi discutida durante reunião realizada na sexta-feira (6). Alunos de faculdades em âmbito federal e estadual também participarão, para desenvolvimento das aplicações.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação (GTI) da Sesds, Fabiano Vieira, o laboratório irá funcionar nas instalações da Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol/PB), que fica na PB-008, em Jacarapé.

“Todos os equipamentos necessários para a instalação do laboratório já chegaram em nosso Estado e todo esse processo terá a supervisão da Sesds e de nossos desenvolvedores. A expectativa é que a estrutura esteja em funcionamento nos próximos meses”, afirmou.

A Motorola disponibilizou um laboratório completo de desenvolvimento de softwares, com servidores, equipamentos de conexão e treinamento para permitir que os alunos desenvolvam aplicações que sejam usadas pelos usuários do sistema de radiocomunicação, com tecnologia ‘TETRA’.

De acordo com o gerente de vendas da empresa na região Nordeste, Alexandre Blois, a Motorola escolheu a Paraíba para a instalação do laboratório por ser um ‘case de sucesso’, na área de radiocomunicação.

“O Estado tem hoje um dos sistemas mais modernos do Brasil, integrando quase todo seu território e continuou acrescentando novas funcionalidades ao sistema. Então, é um local onde a gente consegue desenvolver novos aplicativos em cima da rede existente, trazendo benefícios para os usuários, de acordo com as necessidades. Os alunos, orientados pela Sesds, podem desenvolver aplicativos de consultas de bancos de dados, localização de viaturas, inúmeros produtos. Você vai utilizar a capacidade de transmissão de dados do sistema para criar uma camada de aplicação, integrando a rede de rádio e a rede de telefonia celular”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui