Governo do Estado inicia reforma do Museu Casa do Artista Popular

Governo do Estado iniciou as obras de reforma do Museu Casa do Artista Popular, equipamento que reúne um dos maiores acervos do artesanato paraibano. A reforma tem como principal objetivo a preservação de mais de 1,5 mil peças, que estavam ameaçadas por infiltrações e cupins. Por causa das obras, a visitação está suspensa, enquanto que os serviços oferecidos aos artesãos paraibanos, a exemplo de curadoria, funcionam normalmente no Empresarial Independência (salas 3 e 5), ao lado da Casa do Artista Popular.

A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, destacou que a reforma do Museu Casa do Artista Popular representa os investimentos realizados pelo Governo do Estado em um dos maiores programas de ocupação e geração de renda. “Aqui estão expostas peças de artesãos de todo o estado, e o governador João Azevêdo assumiu o compromisso de devolver o Museu Casa do Artista Popular o quanto antes à população paraibana. No entanto, todo o suporte dado ao artesão paraibano não será interrompido durante a reforma”, disse.

E acrescentou: “A reforma contempla apenas a parte interna, mas teremos também a pintura da parte externa, assim como a mudança de toda a parte elétrica, fazendo com que a população paraibana e os turistas que visitam o Estado recebam esse equipamento tão importante para a nossa cultura completamente remodelado, dentro de suas características originais, já que é um prédio tombado”.

Os investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico/Programa do Artesanato da Paraíba, serão em torno dos R$ 150 mil, e a previsão é que a reforma fique pronta dentro de três meses.

O Museu – O Museu Casa do Artista Popular Janete Costa abriga mais de 1,5 mil obras, representando mais de 5 mil artesãos de todas as regiões do estado. Rendas e bordados, além de peças em fios, fibras, cerâmicas, metal e brinquedos populares formam um importante acervo que representa a autêntica cultura paraibana.

O Museu, inaugurado em 2005, teve a ambientação da arquiteta pernambucana Janete Costa. Falecida em 2008, a arquiteta foi homenageada, já que a Casa do Artista Popular passou a levar o seu nome.

O Museu Casa do Artista Popular fica localizado na Praça da Independência, 56, no Centro da capital paraibana. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3214-5490/3216-6056.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, informe seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui